A obra era uma ambição antiga da cidade, mas nunca anteriormente concretizada. Fica agora concluída, num esforço conjunto da Câmara do Porto, Universidade do Porto (U.Porto) e Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), para a instalação de um parque urbano de excelência no campus universitário da Asprela.
O objetivo é dar a conhecer o estado da ciência e os reptos ambientais que os grandes aglomerados populacionais enfrentam.
A Câmara do Porto dá mais um passo na aposta numa cidade baseada na economia circular, justa e responsável e lança projeto de recuperação, reparação e partilha de computadores com entidades com projetos sociais. Sob o lema «Repara o teu computador. Transforma o mundo», o ReBOOT é uma iniciativa financiada pelo programa EEA Grants “Asprela + Sustentável”.
O projeto “Asprela + Sustentável” vai permitir criar a primeira comunidade energética renovável da região, entre outras soluções inovadoras que contribuem para a meta das emissões zero.
A Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) desafiou responsáveis de diferentes áreas para pensar e debater a sustentabilidade das cidades.
Esta iniciativa tem como objetivo tornar mais sustentável, saudável, justo e próximo o sistema de alimentação da cidade, começando, numa zona piloto, na Asprela.